Entenda como a Russia pode quebra em 2022
O colapso da moeda levou o Banco Central da Rússia a implementar novamente medidas de emergência na segunda-feira, incluindo um grande aumento nas taxas de juros de 9,5% para 20%.
O rublo, a moeda russa, caiu para um recorde de baixa em relação ao dólar americano na segunda-feira, quando o sistema financeiro do país, cambaleando das sanções impostas pelos países ocidentais por sua invasão da Ucrânia, foi abalado. O rublo perdeu mais de 30% de seu valor para ser negociado a 109 por dólar às 4h30 da manhã de segunda-feira , depois de uma queda anterior de até 40%. O início das negociações na bolsa de valores russa foi adiado.
Como o valor da moeda russa escorregou novamente na segunda-feira, os investidores do país correram para estocar dinheiro em espécie, pois temiam que o país pudesse estar se encaminhando para um desastre econômico.
Os eventos deste fim de semana agora significam que nenhum banco G7 poderá comprar rublos russos, jogando a moeda em queda livre. O resultado final pode ser um enorme choque inflacionário no interior da Rússia.