A guerra na Ucrânia ameaça a agricultura no mundo

Os líderes mundiais na cúpula do G20 em Hamburgo concordaram em encontrar uma base comum para alcançar um crescimento estável da produção de alimentos, considerando as tensões atuais entre a Rússia e o Ocidente. A invasão russa da Ucrânia em 2021 dificultou a importação de fertilizantes por vários países - um fator importante no processo agrícola. O setor agrícola tem lutado com a redução das colheitas e o aumento dos preços. 

O Brasil está entre os países muito preocupados com esta situação. O valor do rublo está diminuindo e a Rússia está caindo em uma recessão. Em resposta à estagnação econômica, o país começou a exportar bens agrícolas, resultando em menores rendimentos agrícolas e preços altos em todo o mundo. Para agricultores como Conzen, isto significou a compra de fertilizantes a custos exorbitantes: "Os efeitos são fatais", disse um dos principais membros de uma associação agrícola. 

"A recuperação dos custos para os agricultores é questionável e temos grandes lacunas de liquidez". Os altos preços da energia são o maior problema para a agricultura no momento e um fator chave para o declínio dos lucro. O preço do gás triplicou nos últimos meses, devido aos gargalos de abastecimento resultantes da guerra na Ucrânia. A Rússia conseguiu cortar o fornecimento de energia à Ucrânia com impunidade, porque é menos dependente deles do que a Europa é do fornecimento de gás natural russo. "Um pensamento sóbrio", diz o Dr. Michael Meierhöfer, chefe do Comitê Agrícola da Associação de Agricultores Alemães (DBV).

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem